Textos produzidos por meus alunos - 2011


TEXTO 14
A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA LINGUAGEM

O uso de abreviações em aparelhos eletrônicos estaria dismistificando a língua normativa no sentido da escrita?
Com o surgimento de novas tecnologias o jovem criou uma forma de se expressar e de se comunicar de forma rápida, criando, assim, uma "língua dentro da própria língua". A grafia em mensagens eletrônicas, principalmente na internet, vem levantando questões a serem discutidas quanto ao uso de simbologias como o pq (porque), vc (você), tb (tudo bem) entre outras, nas quais os usuários mais fieis são os adolescentes.
A criação das redes sociais - msn, orkut, facebook, twitter - intensificou esse processo, fazendo com essa forma de se expressar seja uma maneira prática de interação entre os adolescentes,  pois economiza tempo, num momento em que esse tempo é tão precioso.
O mundo está cadas vez mais acelerado e exige que as pessoas sejam rápidas. Com isso, o tempo a leitura e para a escrita está cada vez mais reduzido.
Em resumo, os jovens estão acompanhando o movimento do mundo. Nesse contexto, essa linguagem está se enriquecendo pelo grande número de adeptos, e está se criando uma barreira entre a norma culta e a forma coloquial reduzida da língua, principamente a portuguesa, que é tão difícil, mas ao mesmo tempo tão rica e surpreendente.

Dissertação produzida pela aluna Maria Nazaré de Oliveira Teles, 3º Ano A1 do Colégio Estadual Eduardo Silveira



TEXTO 13
A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA LINGUAGEM

Em nossos dias a linguagem tem ganhado um reforço; as gírias, principalmente as da Internet. Ficou muito fácil para escrever devido a isso. É claro que nem todos concordam, muitos acham que essa nova forma traz complicações e prejuízoa à linguagem. Para tudo há limite, mas neste caso não há, somos ilimitados.
É possível falar que o mundo ganhou uma nova ferramenta para desenvolver as mentes criativas que existem. A partir disso os joven têm estabelecido uma nova linguagem, fugindo da norma culta; uma linguagem fácil e objetiva que abrange não só eles, mas todo o mundo.
A linguagem sempre precisou de uma ajuda para descomplicar tantas regras. Com tanta facilidade na comunicação, as pessoas têm como se relacionar de maneira direta, sem precisar utilizar um amontoado de palavras, ou seja, a liberdade na escrita. Nessa troca do antigo pelo novo, sempre ficaremos com o melhor, tendo como objetivo principal a valorização da antiga grafia, utilizando-a em novos métocos.
Nesse novo munto tudo isso se tornou um alimento quase que necessário para evolução da mente e transformação do meio. Hoje podemos dizer que é possível conviver com as diferenças usando uma linguagem que todos entendam e conheçam, sem precisar complicar nada. É necessário se posicionar a favor das inovações para mudar o padrão.

Dissertação produzida pelo aluno Luiz Henrique Carvalho Reis, 3º Ano A1 do Colégio Estadual Eduardo Silveira


TEXTO 12
HOMOFOBIA NAS ESCOLAS

A homofobia constatemente tem sido um assunto muito discutido em diversas escolas do país. Jovens homossexuais sofrem bullyng todos os dias e é cada vez mais constatado o número de agressões nas ruas e nas escolas.
A homossexualidade existe desde sempre, mas nos tempos atuais o número tem crescido em ritmo elevado pela "liberdade" que o século XXI proporciona à sociedade. Porém, muitos homossexuais não assumem suas relações publicamente pelo medo da discriminação.
A sociedade homossexual vive o medo imposto por outra parte da população que se sente incomodada e ofendida com essa relação, passando esta a se sentir no direito de o fender e agredir. Psicólogos afirmam que pessoas que sofrem eses atos são aompanhadas de truaumas e transtornos mentais.
As escolas deveriam criar uma política de conscientização e desde cedo distribuir avisos aos jovens do colégio e encentivar a homossexualidade para que esses casos de humilhações e ameaças sejam evitados futuramente.

Dissertação produzida pela aluna Maydane Fonseca Océa Rocha, 2º Ano A1 do Colégio Estadual Eduardo Silveira


TEXTO 11
HOMOFOBIA NAS ESCOLAS

Atualmente a homofobia nas escolas poder ser considerada como o "mal do século". Tal ocorrência pode ser explicada pelo fato de que os jovens estudantes brasileiros não estão acostumados a um modo de vida tão diferente dos seus princípios. Nao  há como explicar quando se vê um ser entrelaçãdo figurativa e fisicamente a um outro ser do seu mesmo sexo.
Os homossexuais são descriminados nas escolas de vários omodos. São tratados por apelidos infames, sofrem humilhações em público, além de boa parte deles sofrerem rejeição dos pais. Psicólogos tentam entender o comportamento dos homossexuais a todo tempo. Os mesmos se perguntam so o homossexualismo é genético ou se é adquirido ao decorrer dos oanos.
O Ministério da Educação (MEC), tentando resolver esse problema, vai  incentivar os professsores e alunos da rede pública a possuírem uma maior aceitação com relação aos homossexuais, se utilizando de um Kit  anti-homofobia que será inviado inicialmente a 6 mil escolas de ensino médio de todo o Brasil. Seu objetivo é acabar com o preconceito e discriminação de homossexuais no ambiente escolar.  Esse kit será composto de filmes e um guia de orientação aso professores. Essa iniciativa do governo está sendo alvo de críticas que declaram que o MEC quer incentivar o homossexualismo nas escolas.
Os jovens estudantes da sociedade brasileira precisam acostumar-se com esse modo de vida, pois acaso isso não ocorra, vários problemas poderão recair sobre os omesmos, já que discriminar qualquer ser humano por cor ou raça ou qualquer outra situação é crime.

Dissertação produzida pelo aluno Huankledson Souza Andrade, 2º Ano A1 do Colégio Estadual Eduardo Silveira


TEXTO 10
HOMOFOBIA NAS ESCOLAS

A homofobia nas escolas é o preconceito contra pesoas que têm sua opção sexual diferente da maioria da sociedade.  Por este fato acontecer, os alunos ficam com ofensas, ameças, descriminação, podendo até ocorrer a gressão física.
Os alunos, talvez por não ter uma educação adequada de seus pais, acabam praticando esse preconceito absurdo. Esse comportamentoe infantil e sem ética dos filhos começa justamente pelo ponto de vista dos psis.
Nas escolas deveriam ter providências como palestras para pais, filhos e toda a comunidade escolar, para conscientizar o mal que essas pessoas preconceituosas fazem com os os homosexuais. Não devemos julgar só pela aparência ou por opção sexual,  mas sim pelo seu caráter.
O pior são as agressões que acontecem na saída da escola, nas festas e talvez acabam até matando por preconceito. Os machistas dos homens além de uma tradição, para prejudicar, matam pessoas inocentes.

Dissertação produzida pela aluna Jakeline Menezes Santos, 2º Ano B2 do Colégio Estadual Eduardo Silveira


TEXTO 09
QUAL O PAPEL DA IMPRENSA NUMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA?

Às vezes debatemos sobre qual deve ser o papel da imprensa numa sociedade democrática. Será que ela deve estar sempre pressionando o governo a favor dos interesses do povo? ou apenas se importar com assuntos que rolam na mídia e que dão uma boa notícia?
A mídia trabalha muito em cima de assuntos como política, violência, entre outros. Com isenção, ela ajuda a denunciar irregularidades da sociedade e de entidades públicas mostrando, por exemplo, descasos no saneamento básico em bairros e infra-estrutura de órgãos públicos como escolas, hospitais, ruas, áreas de lazer e rodovias.
No entanto, ela não deve trabalhar somente com isso. Além de denunciar irregularidades no poder público, a mídia também deve trabalhar com a parte do entretenimento já que é dessa parte que vem sua maior repercussão, pois muitas pessoas preferem assistir à novela ao invés de assistir ao telejornal.
E se aproveitanto dessa parte de entretenimento, a imprensa também tem seu papel social na educação, através de conteúdos programáticos educacionais, como também o papel de apoiar programas de interação social, defesa de direitos, campanhas de doação de sangue, contra preconceitos, entre outros.

Dissertação produzida pelo aluno Lucas, 3º Ano A2 do Colégio Estadual Eduardo Silveira


TEXTO 08
DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIO NACIONAL?

Com base no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), é dever da família e da sociedade assegurar à criança e ao adolescente o direito à saúde, alimentação, respeito, à convivência familiar, entre outros. Mas nem sempre é assim. Como enfrentar esse desafio nacional?
Segundo pesquisas realizadas por "colaboradores' do ECA em 2009, cerca de 12% das crianças e adolescentes do Brasil com idade entre 10 e 17 anos vivem nas ruas. Os motivos são vários; uns sofrem ou sofreram maus tratos em casa, outros não querem frequentar a escola, alguns precisam trabalhar para se manter e ajudar em casa.
Essa realidade só vem aumentando, e para mudar é preciso não somente a conscientização da família, mas também da sociedade, pois vários governantes e pais sem escrúpulo algum dão as costas e fazem pouco caso, deixando nossas crianças e adolescentes nas ruas se drogando, se prostituindo, roubando e até mesmo matando, sem nem se dar o direito da saber e ter o que está previsto por lei para eles, deixando-os viver em um mundo cruel e sem piedade, criado por suas necessidades.
Para enfrentar esse desafio de manter e cumprir os direitos dos jovens, é necessário ver o mundo com olhos de uma criança, pois só assim enxergaríamos sem maldades e discriminação, e até mesmo sem preconceito. Conversar, dar amor e carinho e, principalmente, aceitar os defeitos do próximo, tentar manter na escola e fora das ruas, buscando a dignidade de viver melhor, é, sem dúvidas, o melhor caminho.

Dissertação produzida pela aluna Riene de A. Santos, 3º Ano A2 do Colégio Estadual Eduardo Silveira


TEXTO 07
QUAL O PAPEL DA IMPRENSA NUMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA?

A imprensa assume um papel importantíssimo para com uma sociedade democrática. Ela dever ser clara e objetiva em suas opiniões, pois essas consequentemente irão influenciar nas opíniões de todos os cidadãos.
A imprensa deve mostrar aos cidadãos todos os lados de uma questão, como por exemplo a política. Em época de eleição ela deve expor para todos os eleitores o passado dos candidatos a cargos importantes em nossa sociedade, pois isso fará com que aqueles tomem a melhor decisão a respeito do seu voto e exerça a democracia.
Ela também é formadora de opínião, principalmente aquela que atinge grandes massas, como a mídia televisiva. Esse tipo de mídia tem um dos papeis mais importantes da imprensa, pois o seu poder de influenciar sobre a população pode mudar os rumos de um caso. Temos o exemplo do caso Isabela Nardoni, no qual a comoção popular levou o casal Nardoni a júri popular.
A imprensa dever ter consciência de seu papel em toda a sociedade e exercê-lo com ética e seriedade.

Dissertação produzida pela aluna Juliana Sobrinho Borges, 3º Ano A2 do Colégio Estadual Eduardo Silveira


TEXTO 06
DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIO NACIONAL?

A cada dia mais crianças estão saindo das escolas e indo pedir esmola nas ruas. O direito da criança e do adolescente não é trabalhar e sim ter uma vida digna e ter certeza que a sociedade trabalha a seu favor, respeitando seus direitos.
O índice de jovens que estão abandonando os estudos ou que não estudam ainda está alto. Este fato acontece devido ao descumprimento dos direitos. "Lugar de criança é na escola" e não vendendo bala no sinal de trânsito, mas muitas vezes este desafio nacional fica em segundo plano. Por isso que a sociedade deve ver as crianças com outros olhos, vê-las como o fruto da dignidade e proporcionando mais oportunidades.
A proposta na qual toda criança e adolescente merece dignidade, respeito e liberdade é um difícil desafio, pois muitas vezes isto é esquecido. Todo jovem tem direito a uma vida tranquila, livre de qualquer discriminação, exploração e crueldade. Ninguém deve apagar da memória que crinaças menos favorecidas têm os mesmo direitos daquelas mais favorecidas.
Para enfrentar esse dasafio nacional, a sociedade em geral, a família e o Estado devem dar absoluta prioridade aos direitos das crinças e dos adolescentes, uma vez que os mesmos nunca fiquem em segundo plano, assegurando seus direitos como uma prioridade não só local, mas também nacional.

Dissertação produzida pela aluna Débora de Jesus Silva, 3º Ano A2 do Colégio Estadual Eduardo Silveira


TEXTO 05
QUAL O PAPEL DA IMPRENSA NUMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA?

A imprensa é algo indispensável em uma sociedade democrática. Assume, antes de mais nada, um papel social de alta responsabilidade que deve ser exercido com transparência, com o objetivo principal de transmitir aos cidadãos os acontecimentos de maior importância.
Uma das maiores conquistas das últimas décadas é sem dúvida a imprensa livre, que não sofre com a censura. A mídia, principalmente com as novelas, é um exemplo.
A imparcialidade e o equilíbrio são marcas determinantes para a veracidade dos fatos transmitidos pela imprensa, que por sua vez deve não deve ameaçar os direitos dos cidadãos por conta de sua etnia, credo religioso, grau de instrução, posição política ou outra posição qualquer.
Os dólares na cueca, o 'mensalão' e 'mensalinhos' espalhados por esse Brasil, sabemos devido a competência de nossa imprensa.
Finalmente, com o passar do tempo, devemos confiar cada vez mais na imprensa, respeitando seus princípios e objetivos. Viva a liberdade de expressão!

Dissertação produzida pelo aluno Mateus Matos Ferreira, 3º Ano A1 do Colégio Estadual Eduardo Silveira.


 TEXTO 04
QUAL O PAPEL DA IMPRENSA NUMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA?

O papel da imprensa vem aumentando em nossa sociedade, e com ele grandes questões são levantadas: a mídia tem poder ou não de influenciar as pessoas no âmbito democrático? Qual o seu verdadeiro papel?
Primordialmente, quando se fala sobre o assunto pensa-se no poder de persuasão proveniente da mídia. Esta tem o dever de divulgar problemas, transmitindo as informações obtidas à sociedade tanto em aspectos sociais quanto em aspectos democráticos, exercendo, assim, a sua função.
No âmbito democrático, a imprensa tem a responsabilidade de denunciar a corrupção e informar os eleitores sobre os governantes, ocupando um papel fundamental. Os jornalistas devem equilibrar na balança as notícias a serem transmitidas, devem ter caráter censitário, tendo controle das notícias a serem divulgadas.
Em suma, a imprensa ocupa um papel de grande relevância na influência da população. Entretanto, deve-se 'peneirar' as informações e não proteger partes para que a imprensa seja uma forma de melhorar a sociedade em que vivemos.

Dissertação produzida pela aluna Maria Nazaré,  3º Ano A1 do Colégio Estadual Eduardo Silveira.


TEXTO 03
COMO CRIAR REALMENTE, UM "MUNDO JUSTO", ONDE SEJA POSSÍVEL OS BRASILEIROS VIVER COM DIGNIDADE?

"Brasil, país rico é país sem pobreza!". Esse é o slogam da administração atual da presidência da República, mas como reduzir as injustiças sociais de nosso país?
Segundo pesquisas, o número de pessoas que vivem em condições subumanas ultrapassa 23 milhões de brasileiros, concentrados na região nordeste.
Certamente a grande concentração de dinheiro e terra nas mãos de uma parcela mínima da população é um dos alicerces desta disigual condição de vida.
É extremamente difícil entendermos que em um país que produz mais que o necessário para abastecer a população muita gente morra de fome. Revoltante também é sabermos que muitas vezes um pai de família sustenta os seus com menos de um salário mínimo, e um político receber rios de dinheiro.
A solução para esse grandioso problema é sem dúvida os governantes invvestirem mais em eduação, saúde, no mercado de trabalho, em infraestrutura, lançando então o "Bolsa Oportunidades", que possibilite às pessoas viverem com dignidade e terem a esperança de viver dias melhores.

Dissertação produzida pelo aluno Mateus Matos Ferreira,  3º Ano A1 do Colégio Estadual Eduardo Silveira.


TEXTO 02
COMO CRIAR REALMENTE, UM "MUNDO JUSTO", ONDE SEJA POSSÍVEL OS BRASILEIROS VIVER COM DIGNIDADE?
Não depende de apenas uma pessoa ou um grupo a criação de um mundo justo, onde os brasileiros possam viver com dignidade.
Em primeiro lugar, as pessoas devem escolher melhor seus representates para que eles os ajudem quando forem eleitos, e depois das eleições os próprios eleitores cobrem a ajuda de que precisam, e também fiscalizar suas ações no poder.
Em segundo lugar, as autoridades têm que ter vontade de trabalhar para ajudar aqueles que as colocaram no poder e parar de pensar só nelas. Os políticos só estão no poder porque as pessos mais simples, que esles esquecem, confiaram neles, colocaram suas esperanças neles.
Em terceiro lugar, os ricos, os grandes empresários, os grandes fazendeiros, têm que olhar um pouco para os pobres, essas pessoas que estão sem condição de sobrevivência, muitas vezes passando fome. Esses ricos têm dinheiro para comer, para sustentar suas famílias, não custa nada tirar um pouco de sua renda e ajudar a quem precisa.
Para isso acontecer de forma mais rápida e efetiva, todos devem se unir, uns ajudando os outros, esquecendo suas diferenças, o olhando o que têm em comum; são seres humanos, quando morrerem nada de material levarão da Terra, só levarão suas boas ações e o amor que foi passado, retribuído e recebido.

Dissertação produzida pelo aluno Jeferson Santos Santiago,  3º Ano A1 do Colégio Estadual Eduardo Silveira.

TEXTO 01
O AMOR DE PEDRO PELO RÁDIO

Pedro era um rapaz pobre, morava em uma cidade muito pequena e trabalhava na roça com os seus pais. Ele andava triste, pois queria encontrar alguma coisa para fazer, queria ser alguém e não queria trabalhar na roça. Mas ele não tinha condições de ir à escola, não tinha amigos e brincava sempre sozinho.
Certo dia foi dar uma volta pelo riacho. Chegando lá viu alguma coisa estranha perto de uma árvore e foi ver o que era. Era um aparelho estranho, algo que ele nunca tinha visto antes.
Sem querer ele topou no aparelho e se assustou, então levou para casa e mostrou ao pai. O pai disse:
__ Pedro, isso é um rádio. Ele toca música, fala sobre o que acontece no mundo.
Pedro ficou feliz porque tinha uma distração. Não parava de ouvir aquele rádio velho; o uvia todas as programações, e o pai dizia:
__  Menino, para de ouvir esse rádio!
Mas ele não conseguia, pois achava muito bonito aquele homem falando e manhã com todas as pessoas, alegrando as manhãs delas.
Foi quando  Pedro teve uma ideia. Foi correndo para o pai e disse:
__ Pai, quero ser radialista!
O pai disse:
__ Menino, deixa de besteira, você nunca vai conseguir ser um radialista porque para ser um precisa ter estudo, e você nunca foi à escola na sua vida.
Pedro ficou muito triste com o que o pai falou e foi para o quarto. Todos os dias ele houvia aquele rádio porque dentro do seu coração tinha uma esperança de um dia ser radialista.
Certa tarde ele estava lá com o seu rádio, quando de repente ele ouvia uma notícia de um sorteio e quem ganhasse teria a chance de passar um dia na rádio da capital, conhecer e entrar no ar com o locutor. O menino quase explodiu de alegria.
Foi participar do sorteio e advinha quem  ganhou? Pedro ganhou o sorteio e foi para a rádio. O sonho dele foi realizado. Entrou no ar com o admirável locutor e falou tão bonito que contrataram ele como aprendiz.
Mais tarde, Pedro se tornou  um grande radialista. Ele não tinha estudo, mas tinha um grande amor pelo rádio e um grande sonho. E foi esse por esse sonho que ele foi conduzido, não pelas palavras que as pessoas diziam contra ele.
Pedro fez de tudo que alguém tem de fazer para ter sucesso: ele sonhou, lutou, acreditou e venceu. O pai dele teve muito orgulho e aquela voz que o menino ouvia toda manhã agora era do próprio menino.
Toda manhã a cidade parava só para ouvir Pedro. Inclusive seu pai, que chorava toda vez que ouvia a voz do filho por aquele rádio velho.

Narrativa produzida pelas alunas Sayonara Silva de Rezende e Tainara Menezes Feitosa Martins,  2º Ano A1 do Colégio Estadual Eduardo Silveira


16 comentários:

  1. O texto narrativo construído pelas alunas do 2º Ano está muito bem produzido. Estão de parabéns as aluns e também o professor.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida nenhuma o 2º texto produzido pelo aluno, autor, e conhecedor do tema abordado, Jeferson, é um ótimo texto, e também o professor está de parabéns por ter proporcionado o tema e tê-lo postado depois de pronto.

    ResponderExcluir
  3. os dois textos são exelentes,Parabéns aos alunos e principalmente a iniciativa do João Mendonça.
    Mais textos vem por aí........

    ResponderExcluir
  4. Olá, pessoal!
    Agradeço os comentários, mas gostaria que os mesmos fossem postados com identificação da pessoa.
    Obrigado e continuem a comentar!

    ResponderExcluir
  5. ta de parabens essas pessoas.gostei muitoe tambem achei interesante o professor deixa os textos para as pessoas ver

    ResponderExcluir
  6. o primeiro e o segundo textos estao perfeito e junto com o professor esses alunos vao longe

    ResponderExcluir
  7. amei o primeiro texto o professor é um pessoa genia porque ajuda os alunos parabens professor

    ResponderExcluir
  8. texto 2 ta de parabens mais com isso tudo os professores sao tudo eles que forma as pessoas para ser alguem na vida
    parabens professores

    ResponderExcluir
  9. muito bom os textos ta perfeito parabens professor

    ResponderExcluir
  10. o texto narrativo esta muito bom Nosso agradecimento por repartir seus conhecimentos, colocando em nossas mãos as ferramentas com asas quais abriremos novos horizontes, rumo à satisfação plena dos ideais humanos e profissionais.

    ResponderExcluir
  11. os textos estao muito bom mais o que eu mais gostei foi do narrativo nunca vie um texto bem desenvolvido parabens o aluno e o professor joao mendonca

    ResponderExcluir
  12. os textos todos estao bom mais o marrativo esta preparado para vestibular isso vem com o professor que é bom mesmo saber ensina mesmo ele ensina os alunos aprende de verdade

    ResponderExcluir
  13. Textos muito bons para serem de alunos. Mas se não for o amor do professor...Professor, por vezes, é mais que um pai.A minha vénia, professor João Mendonça, pelo seu código de conduta profissional e humano.
    Saudações poéticas e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  14. Todos são bons mas eu gostei do narrativo talvez porque seja mais divertido em relação a dissertação que é relacionado a temas um pouco mais serio, Parabéns a todos os alunos que conseguiram produzir textos tão bons!!

    ResponderExcluir
  15. Todos estão ótimos. Principalmente o texto 1 e 12

    ResponderExcluir
  16. Prof. João ,Boa Tarde !!

    Bote ai algo no Blog convidando os blogueiros para :II Primavera Literária do Eduardo Silveira.

    ResponderExcluir